sexta-feira, 29 de julho de 2011

ORÍSÁ OTÍN !!! O ORÍSÁ OU À ORÍSÁ !!!

ORÍSÁ  OTÍN ORÍSÁ DA CAÇA E DAS MATAS
NAS NAÇÕES = (BATUQUÊ), Religiões Afro-brasileiras do Rio Grande do Sul.
SÃO ELAS: OYÓ, JEJÊ, KABINDA, IJESÁ, NAGÔ, CONGÔ. Mesmo no sul muitos não conhécem a nação de congô.
QUERIDOS IRMÃOS SOU *BÁBÁÒLÒÒRÌSÁ DA NAÇÃO DE KABINDA* TENHO ESCUTADO DE TUDO AO LONGO DOS MEUS MAIS DE 40 ANOS DE FEITURA E QUASE 35 DE CASA ABÉRTA E COMO UM BOM OMO ORÍSÁ=(FILHO DE ORÍSÁ), E MAIS AINDA COMO UM BOM OMO DE YEMANJÁ, POIS É SABIDO NO BATUQUE QUE: OS ORÍSÁS ODÉ E OTIN SÃO A DEFESA E GUARDIÕES DOS FILHOS DE YEMANJÁ, TENHO ESTUDADO MUITO SOBRE OS ORÍSÁS E EM ESPECAL NOS ULTIMOS 20 ANO SOBRE ESTE ENGMÁTICO ORÍSÁ CHAMADO OTÍN, E HÁ MUITA CONFUSÃO EM TORNO DESTE ORÍSÁ QUE ÓRA APARECE COMO HOMEM E ÓRA COMO MULHER, E OS PRÓPIOS ITÃS=(HISTÓRIAS) DOS ORÍSÁS REALMENTE CONFUNDEM MUITO OS ESTUDIÓSOS DESTE ORÍSÁ, PORQUE EM MUITOS ITÃS ELE APARECE COMO ESPOSA E EM OUTROS COMO IRMÃO E EM OUTROS AINDA COMO COMPANHEIRO, AMIGO IMSEPARAVEL MÁS COM UMA CONOTAÇÃO AMBIGUÁ EM RELAÇÃO A SEXUALIDADE QUE ENVOLVE ESTE ORÍSÁ COM O ORÍSÁ ODÉ.
ISTO POSTO DEVEMOS ENTENDER QUÊ ORÍSÁ ODÉ E ORÍSÁ OTIN VIVEM COMO COMPANHEIROS DE VIDA,
EM TODOS OS ASPÉCTOS DE UM RELACIONAMENTO Á DOIS: SEJÁ NA SEXUALIDADE, NO COMPANHERISMO NA DIVISÃO DE ASÉS, NO AMOR, NA DUALIDADE IMPÁR DA VIDA, ATÉ PORQUE NÃO DEVEMOS NOS ESQUECER QUE: O CERTO DOS ORÍSÁS É UM, E O NÓSSO CERTO COMO SERES HUMANOS É OUTRO, E MAIS AINDA EM ALGUNS ITÃS DE ORÍSÁS SEMPRE VAMOS ENCONTRAR REFERENCIAS DE ORÍSÁS MASCULINOS DIVIDINDO SUAS VIDAS, OU MOMENTOS DE SUAS VIDAS, ENTRE SI COMO PAR  ROMANTICO.
TANTO QUE ISTO É O QUE FAZ DA NOSSA RELIGIÃO AFRICANA, UMA RELIGIÃO LIVRE DE FALSOS PUDORES E DE PRECONCEITOS.
NÃO DEVEMOS NOS ESQUECER AINDA QUE: ANTES DOS ORÍSÁS VOLTAREM PARA O ORUN=CÉU, ELES VIVERÃO AQUI NA TERRA COMO SERES HUMANOS A MANDO DE *OLORUN* PARA QUE REALMENTE TIVÉSSEM ENTENDIMENTO DAS NESCESSIDADES DOS SERES HUMANOS E SUAS MAZÉLAS E SÓ ENTÃO PODEREM AJUDAR-NOS E NOS ENCAMINHAR, E ENQUANTO VIVIAM COMO SERES HUMANOS TINHÃO SUAS TRISTEZAS, MAGÔAS, ALEGRIAS RAIVAS, ÓDIOS E SUAS NESCESSIDADES AMORÓSAS E FISICAS,
ENTÃO DEVEMOS DEICHAR DE PUDORES DESNECESSARIOS E CULTUAR  ORÍSÁ OTÍN COMO ELE  É DENTRO DA NAÇÃO DE CADA UM, QUE ORÍSÁ OTÍN SEJA RESPEITÓSAMENTE CULTUADO E COM OS FUNDAMENTOS PARTICULARES DE CADA NAÇÃO, ÓRA MASCULINO MEIO ANDRÓGINO, ÓRA TOTALMENTE FEMININO, AS VEZES COMO HOMEN COMPANHEIRO (MASCULINO) DO ORÍSÁ ODÉ, EM OUTRAS COMO (COMPANHEIRA) DO MESMO, E EM OUTRAS COMO SUA ESPOSA.
MÁS EM TODOS OS CASOS SIMPLESMENTE COMO ORÍSÁ OTÍN, O ORÍSÁ MARAVILHOSO QUE ELE É.
MÁS O MAIS IMPORTANTE É QUE O ORÍSÁ OTÍN, O ORÍSÁ QUÊ ESCONDIA UM SEGREDO QUE SÓMENTE UM ORÍSÁ MARAVILHOSO COMO O ORÍSÁ ODÉ PODERIA GUARDAR. (E SÓMENTE QUANDO SE TEM UM GRANDE SENTIMENTO POR ALGUÉM É QUE SE GUARDA TAMANHO SEGREDO POR TODA UMA VIDA.) OUTRO DETALHE QUE DEVEMOS NOS ATER É DE QUE ORÍSÁ OTIN VIVEU SIM SOBRE A TERRA E COMO TAL TEM FILHOS, E EM ALGUMAS NAÇÕES ELE NÃO CHEGA, MÁS NA KABINDA ELE CHEGA E É DONO DE CABEÇA SIM, E ALGUNS BABÁS E YÁS DEVERIAM RESPEITAR ESTE FATO.
*BÁBÁÒLÒÒRÌSÁ OBÁ OMÍ D’ YEMANJÁ*  
NÃO CONFUNDIR ORÍSÁ OTÍN COM OTÍ=( OTÍ É BEBIDA ALCÓOLICA QUE PARA INDICAR O TIPO DE  BEBIDA É SEMPRE UMA PALAVRA  COMPÓSTA,  EX: OTÍ-ABÙRO=RUN, OTÍ SEKETE= CERVEJA, OTÍ FUNFUN= CACHAÇA, OTÍ-IREKÉ= VINHO DOCE, OTÍ-KIKAN= VINAGRE, OTÍ-PUPÁ=VINHO TINTO AMARGO, E ETC..., INFELIZMENTE AS PESSOAS PRONUNCIAM BEBIDA COMO OTIN, MÁS O CORRETO É OTÍ, POIS OTÍN É UM ORÍSÁ.)
ORÍSÁ OTÍN  juntamente com o ORÍSÁ ODÉ são senhores  das matas e  da caça, ORÍSÁ OTIN RAINHA OU REI DE INÌSÁ reino quê fica na região de IBADAN  ENTRE O  DISTRITO DE OSHUN E LAGOS.
ORÍSÁ OTÍN,  usa capanga e lança. Sempre representada com o jarro de água na cabeça, pois alem de ser guerreiro também cuida das plantações.
ORÍSÁ DA CAÇA, companheiro  do ORÍSÁ  ODÉ.
ORÍSÁ ÓRA MASCULINO E ÓRA FEMININO SEGUNDO OS ITÃS, (de certa maneira meio andrógino do ponto de vista de alguns) que se alimenta de todo tipo de caça, porém seu alimento preferido é a carne de porco.
Os  filhos e filhas do ORÍSÁ OTÍN são aqueles cujo metabolismo básico e características de personalidade herdadas geneticamente mais se identificam com uma matriz, a próprio ORÍSÁ  OTÍN, que se manifesta em ambientes como florestas cerradas, parques onde animais são preservados, do contato do homem.
TANTO ORÍSÁ OTÍN COMO ORÍSÁ ODÉ, não apreciam contato com muita gente.
Possuem  em comum o gosto pelo individualismo e o ambiente que habitam; a floresta virgem, as terras verdes não cultivadas.
A floresta é a terra do perigo, o mundo desconhecido além do limite estabelecido pela civilização yorubana, é o que está além do fim da aldeia. Os caminhos não são traçados pelas cabanas, mas sim pelas árvores, o mato invade as trilhas não utilizadas, os animais estão soltos e podem atacar livremente. É o território do medo.
ORÍSÁ OTÍN EM CONJUNTO COM O ORÍSÁ ODÉ, é responsável pela fundamental atividade da caça. É tradicionalmente associado à lua e, por conseguinte, à noite, pois a noite é o melhor momento para a caça.
OS ORÍSÁS: OTÍN E ODÉ têm na floresta o próprio começo e fim, nela se escondem. Tanto para capturar animais como para colher ervas e também proteger as matas,( não devemos nos esquecer que quando da passagem do ORÍSÁ ODÉ COM ORÍSÁ OSSAIN,  ELE APRENDEU O SEGREDO DAS ÉRVAS E TAMBÉM OS PASSOU PARA O ORÍSÁ OTIN.
OS ORÍSÁS:  OTÍN, ODÉ e OSSAIN representam as formas mais arcaicas de sobrevivência, a consciência  da caça, da agricultura, e  a verdade na magia e no ocultismo e porque não dizer da ciência.
O ORÍSÁ OTÍN TEM LIGAÇÃO muito forte com o ORÍSÁ  ÒGÚN, porque além do fato do ORÍSÁ ODÉ ser irmão do mesmo, também há o  fato de ambos representarem ORÍSÁS que possuem  temperamentos próprios e fortes,  além da  juventude e  da  energia que  se sobrepõe fisicamente nos ORÍSÁS OTÍN E ÒGÚN.
O ORÍSÁ OTÍN é um ORISÁ que vive ao ar livre e está sempre longe de um lar fixo. Sua vida está nas matas, caçando os animais que vão garantir a alimentação da tribo, sendo por este motivo consagrado como protetor dos caçadores e eterno mantenedor  da subsistência.
Protege tanto o que mata o animal como o próprio animal, já que é um fim nobre a morte de um ser para servir de alimento para outro. Protege o caçador e a caça, pois são seres do mesmo espaço, a floresta.
Por isso O ORÍSÁ OTÍN assim como o ORÍSÁ ODÉ nunca aprovão a matança pura e simples, para eles a morte dos animais deve garantir a comida para os seres humanos ou os rituais para os ORÍSÁS, sendo símbolo de resistência à caça predatória.
A liberdade e a independência para O ORÍSÁ OTÍN é muito clara. Sua responsabilidade principal com relação ao mundo é garantir a vida dos animais para que possam ser caçados.
Em alguns cultos, também se atribui à ele o poder sobre as colheitas, já que agricultura foi introduzida historicamente depois da caça como meio de subsistência, e também o policiamento noturno das aldeias e das matas pois na áfrica todos os ODÉS=(CAÇADORES, FAZIAM ESTE TRABALHO)
E SABEMOS QUE O ORÍSÁ OTIN ÉRA UM ODÉ=(CAÇADOR) NO SENTIDO DE CAÇADOR E PORTANTO TINHA TAMBÉM A INCUMBENCIA DE FAZER O POLICIAMENTO.  ORISÁ OTÍN tem grande prestígio NO BATUQUE e força popular, além de um grande número de filhos, embora muitos destes filhos nas nações em que ORÍSÁ OTÍN não chega são dados a ODÉ, ORÍSÁ OTÍN então passa para o junto.

No BATUQUE Seus símbolos são ligados à caça, possui dois chifres de búfalo dependurados na cintura. Na mão, usa o Iruquerê (SIMBOLO DA REALEZA NA AFRICA E COMO O ORÍSÁ OTÍN É REI DE INÍSÁ, TAMBÉM TEM ESTE DIREITO), que são pelos de rabo de bufálo presos numa bainha de couro enfeitada com búzios, OU SEJÁ É COMO UM CETRO REAL E mais o ofá (arco e flecha),e uma lança.
ITÃ DO ORÍSÁ OTÍN.
ORÍSÁ OTÍN ÉRA UM RAPAZ CHEIO DE SEGREDOS, MISTERIOSO,  ARREDIO E VIVIA ESCONDIDO EM SEU PALACIO, NÃO TINHA AMORES E
NEM MESMO UMA OCUPAÇÃO QUE O ALEGRASSE EM SUA VIDA PACATA.
NINGUÉM NO PALACIO DEIXAVA ORÍSÁ OTIN EM PAZ, CONVIDANDO-O
PARA FESTAS, OBRIGANDO-O A CONHACER GENTE QUE NÃO INTERESSAVA À ELE.
UM DIA ORÍSÁ OTIN MONTOU EM SEU CAVALO E FUGIU, DEIXOU PARA TRÁZ TUDO O QUE ERA SEU E EMBRENHOU-SE NAS MATAS QUE CERCAVAM A CIDADE, PENSANDO QUE ALI, PODERIA FINALMENTE VIVER SOLITÁRIO COMO ERA SEU DESJO.
ORÍSÁ OTÍN FORA UM FILHO MUITO MIMADO E NUNCA TIVÉRA QUE TRABALHAR PARA VIVER.
LOGO DESCOBRIU QUE ESTAVA SÓSINHO,  SIM, COMO SEMPRE DESEJA-RA ESTAR, MÁS TINHA FOME E NÃO SABIA COMO PREPARAR A COMIDA E MUITO MENOS COMO OBETER O QUE COMER.
ORÍSÁ OTÍN ESTAVA CANSADO, FAMINTO E SEDENTO.
DEITOU-SE JUNTO A UM TRONCO, DORMIU E SONHOU.
SONHOU QUE  UM CAÇADOR MANDAVA QUE ELE FIZESSE UM EBÓ=(OFERENDA) OFERECENDO SUAS PRÓPIAS ROUPAS E SUA FACA=(OBÉ) E TUDO QUE ELE TINHA PARA DEFENDER-SE NA FLORÉSTA.
ORÍSÁ OTIN ACORDOU ASSUSTADO E FEZ O QUE LHE FORA RECOMENDADO FAZER, EM SEU SONHO.
TIROU SUAS ROUPAS, E AS DEPOSITOU JUNTO COM SUA FACA= (OBÉ) SOB UMA GRANDE MOITA DE ARBUSTOS À BEIRA DE UM RIACHO.
TUDO O QUE ORÍSÁ OTÍN SEMPRE ESCONDERA AGÓRA ESTAVA À MÓSTRA, E ELE NÃO SE ENVERGONHOU DE SEU CORPO MASCULINO NÚ, MÁS COM FORMATO DE CORPO DE DONZÉLA, QUE ERA O SEGREDO QUE O FAZIA INFELIZ E SOLITÁRIO.
FOI NESTE MOMENTO QUE SURGIU DA MATA O CAÇADOR.
ERÁ O ORÍSÁ ODÉ, COM SEU OFÁ=(ARCO E FLÉCHA), CARREGANDO PREÁS RECÉM-CAÇADOS.
ORÍSÁ ODÉ TOMOU O OBÉ=(FACA) DO EBÓ À ELE OFERECIDO E COM ELE ABRIU OS ANIMAIS E COM AS PELES COBRIU ORÍSÁ OTÍN E COM AS CARNES O ALIMENTOU.
ORÍSÁ ODÉ NUNCA PERGUNTOU À ORÍSÁ OTÍN O PORQUE DE UM HOMEN TER UM CORPO TÃO FEMININO.
ORÍSÁ OTÍN O NOVO HABITANTE DAS MATAS,  PASSOU À ACOMPANHAR
O ORÍSÁ ODÉ PARA SEMPRE.
E COM O ORÍSÁ ODÉ PASSOU A APRENDER A ARTE DA CAÇA, DE COMO SENTIR NO AR A PRESENÇA DA CAÇA, COMO PREPARAR UMA  TOCAIA,
E ALI ORÍSÁ ODÉ IÁ FICANDO POR HORAS À FIO IMÓVEL ATENTO DE COMO ESCOLHER A FLÉCHA CERTA PARA CADA ANIMAL, COMO DECIDIR O MOMENTO DO DISPARO, COMO ABRIR O ANIMAL E SEPARAR A PÉLE, A CARNE E O RESTO.
COMO ACONDICIONAR E COZINHAR A PRESA E ASSIM POR DIANTE.
QUANDO O ORÍSÁ OTÍN JÁ ERA UM CAÇADOR COMPLÉTO E POR ALGUN TEMPO FOI EM BUSCA DE SEUS PRÓPIOS CAMINHOS.
MÁS ORÍSÁ ODÉ SENTIA MUITA FALTA DE SEU NOVO COMPANHEIRO TANTO QUANTO ORÍSÁ OTÍN SENTIA DE SEU MÉSTRE NA ARTE DA  CAÇA.
 ATÉ  QUE DEPOIS DE TANTO PROCURAR,
UM DIA, ORÍSÁ ODÉ E ORÍSÁ OTIN REENCONTRARAM-SE
E DESDE ENTÃO TORNARAN-SE ORÍSÁS INSEPARAVEIS.
E ATÉ HOJE QUANDO PASSA UM BANDO DE ODÉS=(CAÇADORES), HÁ QUEM RECONHEÇA ENTRE ELES AS FIGURAS DOS ORÍSÁS OTÍN E ODÉ.
HÁ ATÉ MESMO QUEM OS CONFUNDA, TOMANDO UM PELO OUTRO. MÁS SÓ ORÍSÁ ODÉ CONHECE O SEGREDO DO ORÍSÁ OTÍN.   
OUTRO ITÃ DE  ORÍSÁ OTÍN ORÍSÁ ODÉ  , ele  vive no mato em companhia, da ORÍSÁ OTÍN quê  é pouco cultuada no Brasil, seu culto é mais conservado nas nações = (Batuque) do rio grande do sul. é raro encontrar filhos de ORÍSÁ OTÍN, que, orá é um ORÍSÁ feminino, e ora é um ORÍSÁ masculino e em ambos os casos se alimenta de todo tipo de caça, porém seu alimento preferido é a carne de porco.

OUTRO ITÃ DE  ORÍSÁ OTÍN
Ela vivia nas matas com O ORÍSÁ ODÉ pois é a sua esposa, ORÍSÁ OTÍN  não chega em pessoas na nação do jeje,ijesá,nagô, oyó e congô, COM EXEÇÃO DA NAÇÃO DE KABINDA AONDE ELA CHEGA. Nas outras nações do sul.ORÍSÁ OTÍN  só pega o corpo = (juntó) e casa só com odé, ela é uma caçadora que se alimenta de tudo quanto é carnes e frutos.
ORÍSÁ OTÍN  usa capanga e lança e vive no mato a caçar Come toda espécie de caça assim como ORÍSÁ ODÉ, ORÍSÁ OTÍN  é uma Iyabá que possui quatro  seios. Ao se casar com ORÍSÁ ODÉ  pede para que ele não conte esse segredo a ninguém. As outras  esposas do ORÍSÁ ODÉ  enciumadas embriagam-no e ele acaba por contar o segredo de ORÍSÁ OTIN  . Apavorada ORÍSÁ OTIN  foge e se esconde para sempre em um rio que léva seu nome rio  OTIN.
OUTRO ITÃ DE  ORÍSÁ OTÍN
Outro ITÃ CONTA que ORÍSÁ OTIN  foi criada pela imaginação de Odé , pois era muito sozinho. Ele imaginou tanto e com tanta vontade uma companheira ou companheiro, que ORÍSÁ OTÍN  apareceu para ele, sendo o único Orisá que não esteve vivo na Terra. A função de ORÍSÁ OTÍN é praticamente igual a todas as funções do ORÍSÁ ODÉ  .Aparentemente, ORÍSÁ OTÍN  é um Orixá ora feminino ora masculino e por isso ligado a dualidade sexual junto com o ORÍSÁ ODÉ, ligada a OSSAIN, OSUN,YEMANJÁ,ÒGÚN, dentre outros.
Orisá da caça e da pesca,das presas,da floresta, também tem domínio sobre as águas, ARTES E CULTURA e à sexualidade.É representado carregando uma jarra na cabeça,pois é ligada também a agricultura
OUTRO ITÃ DE  ORÍSÁ OTÍN        
OTIN ESCONDE QUE NASCEU COM QUATRO SEIOS  
OKÊ rei do reino de INÍSÁ = (INÍXÁ), vivia na  cidade de otã, tinha uma filha e ela nascera com 4 seios e éra chamada de OTÍN, O Rei OKÊ adorava a filha e não permitia que ninguém soubésse de sua deformação, este era o segredo de OKÊ, este era o segredo de OTÍN, QUANDO OTÍN CRESCEU, O REI a aconselhou a nunca se casar, pois um marido por mais que a amasse, um dia se aborreceria com ela e revelaria ao mundo seu segredo, OTÍN ficou triste más acatou o conselho do pai.
Por muitos anos OTÍN viveu IGBAJÔ e ia sempre ao mercado, um dia um caçador foi ao mercado e ficou muito impressionado com a beleza de OTÍN, que insistiu em casar-se com ela, OTÍN recusou por divérsas vezes, más diante da insistencia do caçador acabou por concordar, impondo uma condição: o caçador nunca deveria mencionar seus quatro seios a ninguém.
O caçador concordou e impôs tanbém sua condição: OTÍN jamais deveria por mel em sua comida porque isso éra seu ewó = (tabú).
Por muitos anos OTÍN viveu feliz com seu marido, más como ela erá a esposa favorita, as outras esposas sentiam-se muito enciumadas, e então reuniram-se e tramaram contra OTÍN.
Éra o dia de OTÍN cozinhar para o marido e ela preparava um prato de milho amarelo cozido e enfeitado com fatias de coco, o prediléto do caçador.
Quando OTÍN deixou a cozinha por alguns minutos, as outras esposas sorrateiramente colocaram mel na comida.
O Caçador sento-se então para comer e percebeu imediatamente o sabor do ingrediente proibido, furioso bateu em OTÍN, e lhe disse as coisas mais  cruéis, revelando então seu segredo: “tu OTÍN tem quatro seios, como ousaste quebrar o meu tabú”. A novidade espalhou-se como fogo.
OTÍN A MULHÉR DOS QUATRO SEIOS” ela era ridicularizada sentindo-se cobérta de vergonha, OTÍN fugiu da cidade do marido e voltou para sua cidade OTÃ em seu reino INÍSÁ e refugiou-se no palacio de seu pai.
O velho REI à confortou, más ele  sabia que a notíciachegaria também a sua cidade, em desespero OTÍN fugiu para a floresta, ao correr tropeçou e caiu, neste momento OTÍN transformou-se em um rio, e o rio correu para o mar, seu pai que a seguia viu que havia perdido a filha, lá iá o rio fugindo para o mar.
Querendo então impedir o rio de continuar sua fuga, desesperado, ele atirou-se ao chão, e ali onde caiu, transformando-se na montanha.
Alí estavá OKÊ  a montanha, impedindo o caminho do rio OTÍN para o mar, más OTÍN contornou a montanha e seguiu seu curso.
OKÊ A MONTANHA, E OTÍN O RIO, são cultuados até hoje em OTÃ.
E ODÉ O CAÇADOR JAMAIS SE ESQUECEU DE SUA ESPOSA.
a ORÍSÁ OTIN.
QUALIDADES DO  ORÍSÁ OTÍN
  •                OTÍN ADÈSÚ.
  •                OTÍN ÒRÔBÒMÍ.
  •                OTÍN ATOÀLÈ GBÈREMÍ.
  •                OTÍN ADEMÍ .
NAS NAÇÕES AFRO CULTUADAS NO RIO GRANDE DO SUL
VARIANDO DE NAÇÃO PARA NAÇÃO.
  • DIA DA SEMANA: segunda-feira.
  • COMEMORAÇÃO: 20 de janeiro.
  • NUMEROS: 4,8.
  • CORÊS: azulão rosa.
  • FRENTES = COMIDAS: CANJICA BRANCA E CANJICA AMARELA REFOGADA COM AZEITE E TEMPERO VERDE, minhã minhã mixto, 1 par de rins assados, bistéca de porco e, asòsó = (axôxó) cozido e refogado com oin = (mel), doces, balas, pirulitos, sucos e frutas.
  • ANIMAIS: caças de modo geral, angolista =(angóla), frangas pintadas ou cinzas, pombos,peixe de couro, cabritos, más tem preferencia por porco.
  • FERRAMENTAS:  ofá =odémàtá = (arco e flécha), estilingue, bodóquê, boleadeira, lança, chicote, buzios, moédas e ogbonì = (bonéco de madeira = vulto) e IRUKÈRE.
  • ACENTAMENTO: IGBÁ=IBÁ=(VASILHA) de louça, isabá = quartinha, e todas as ferramentas descritas acima.
  • DANÇAS: ARÉS E GÊJOS.
  • ORGÃOS: RINS.
  • DOENÇAS:DOENÇAS DOS RINS E TAMBÉM, doenças pulmonares e respiratórias.
  • SIMBOLOS: OFÁ = (ARCO E FLÉCHA E LANÇA) E IRUKERÊ = (SIMBOLO DA REALEZA).
  •      DOMINIOS: matas, beira de rios e mares aonde tenha mata, arte, fartura, cura ciência, filosofia e ao ensino de módo geral. SAUDAÇÃO: ÒKÈBAMBO, ÒKÈBAMO, ÒKÈ ÀRÓ.
  •    ARQUÉTIPO DOS FILHOS DO ORÍSÁ OTIN
Os  filhos do ORÍSÁ  OTÍN apresentam  as características atribuídas ao Orísá. Representa a marca sobre o mundo selvagem, nele intervindo para sobreviver, mas sem alterá-lo.
 O ORÍSÁ OTÍN compartilha a  agricultura com o ORÍSÁ ODÉ, más não gosta de mudar  o solo para ele plantar, e apenas recolhe o que pode ser imediatamente consumido,  e a caça.
No tipo psicológico a ele identificado, o resultado dessa atividade é o conceito de forte independência e de extrema capacidade de ruptura, o afastar-se de casa e da aldeia para embrenhar-se na mata, a fim de caçar. Seus filhos, portanto são aqueles em que a vida apresenta forte necessidade de independência e de rompimento de laços. Nada pior do que um ruído para afastar a caça, alertar os animais da proximidade do caçador. Assim os filhos do ORÍSÁ OTÍN trazem em seu inconsciente o gosto pelo ficar calado, a necessidade do silêncio e desenvolver as observações tão importantes para seu ORÍSÁ.
Geralmente é associado às pessoas joviais, rápidas e espertas, tanto  mental como fisicamente. Tem, portanto, grande capacidade de concentração e de atenção, aliada à firme determinação de alcançar seus objetivos e paciência para aguardar o momento correto para agir. Sua luta é baseada na necessidade de sobrevivência e não no desejo de expansão e conquista.
Busca a alimentação, o que pode ser entendido como sua luta do dia-a-dia. Esse  Orísá  é o guia dos que não sonham muito, mas sua violência é canalizada e represada para o movimento certo no momento exato. É basicamente reservado, guardando quase que exclusivamente para si seus comentários e sensações, sendo muito discreto quanto ao seu próprio humor e disposição.
Os filhos do ORÍSÁ  OTÍN, portanto, não gostam de fazer julgamentos sobre os outros, respeitando como sagrado o espaço individual de cada um. Buscam preferencialmente trabalhos e funções que possam ser desempenhados de maneira independente, sem ajuda nem participação de muita gente, não gostando do trabalho em equipe. Ao mesmo tempo, é marcado por um forte sentido de dever e uma grande noção de responsabilidade, dependendo da situação.
São pessoas tipicamente extrovertidas, gostando de viverem sozinhos, preferindo receber grupos limitados de amigos. É, portanto, os tipos coerentes com as pessoas que lidam bem com a realidade material, sonham poucos, têm os pés ligados a terra.
Más o lado ruim das pessoas deste ORÍSÁ é que eles podem ter o mesmo lado descrito acima de maneira contrária, pois o aspecto da teimosia em seus filhos é muito latente e quando são contrariádos é bom que todos saiam de perto.
Porem tudo que foi descrito no arquétipo dos filhos deste ORÍSÁ, vai depender tanto da criação destas pessoas como ser humano, quanto do seu junto=(corpo), pois estás questões podem no mínimo modificar um pouco a conduta e comportamento dos filhos do ORÍSÁ OTÍN.
AGRADEÇO A ATENÇÃO DE TODOS E O CARINHO COM QUEM TENHO SIDO TRATADO, BEM COMO OS E_MAILS QUE TENHO RECEBIDO RECONHECENDO O MEU TRABALHO E AO MESMO TEMPO O ABALISANDO. *OLORUN* MODÚPÉ !!! ASÉ À TODOS !!!.
*BÁBÁÒLÒÒRÌSÁ OBÁ OMÍ D’ YEMANJÁ*

2 comentários:

  1. MARAVILHOSO!! MOTUNBÁ!

    SOU FILHO DE OTIN E ADOREI SUA MENSAGEM....PARABENS..

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  2. Muito bem descrito!
    Descobri a pouco que sou filho deste orixa,
    e estava com algumas duvidas, pois não conhecia
    este orixa. Me tirou muitas duvidas. Obrigado e
    parabéns por este trabalho maravilhoso.

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