domingo, 24 de julho de 2011

SÀNGÓ O BÉLO ORISÁ DA JUSTIÇA !!!

ORISÁ SÀNGÓ: O GURREIRO DA JUSTÍÇA !!!
SÀNGÓ foi o quarto REI lendário de OYÓ (NIGÉRIA,AFRICA), tornado ORÍSÁ de caráter violento e vingativo, cuja manifestação é o fogo,O SOL, OS RAIOS as TEMPESTADES e os TROVÕES. Filho de óra de ORÍSÁ OSALÁ e da ORISÁ YEMANJÁ óra de ORANIAN, teve várias esposas sendo as mais conhecidas: AS ORÍSÁS  OYÀ, OSUN, e OBÁ. SÀNGÓ é viril e justiceiro; castiga os mentirosos, os ladrões e os malfeitores. Sua ferramenta é o OSÈ = : machado de dois gumes.
Enquanto ODÉ é considerado o Rei da nação de ketu, SÀNGÓ é considerado o rei de todo o povo yorubá. Orisá do fogo, dos raios e das tempestades, SÀNGÓ foi um grande rei que unificou todo um povo. Foi ele quem criou o culto de Egungun, muitos Orisás possuem relação com os Egunguns mas, ele é o único Orisá que, verdadeiramente, exerce poder sobre os mortos, Egungun. SÀNGÓ é a roupa da morte, = (Asó Iku), por este motivo não deve faltar nos Egbòs de Ikù e Egun, o vermelho que lhe pertence. SÀNGÓ ao se manifestar nos SÌRÊS em alguns casos raros, não deve faltar em sua vestimenta uma espécie de saióte, com cores variadas e fortes, que representam as vestes dos Eguns, más não devemos nos esquecer de quê apesar de ter fundado o culto aos eguns, SÀNGÓ
Não gosta dos mesmos procurando sempre afasta-los, por esse motivo sempre quê vamos tocar para SÀNGÓ ou fazer algun tipo de obrigação para ele, devemos sempre dar agrado aos eguns primeiro, para não desagradar à SÀNGÓ, não esquecendo que ele passou o comando dos eguns para OYÀ, más reservando o mesmo para si também.
SÀNGÓ era forte, valente, destemido e justo. Era temido, e ao mesmo tempo adorado. Comportou-se em algumas vezes como tirano, devido a sua ânsia de poder, chegando até mesmo a destronar seu próprio irmão, para satisfazer seu desejo. Filho de Yamasse (Torosi) e de Oraniã, foi o regente mais poderoso do povo yorubá. Ele também tem uma ligação muito forte com as árvores e a natureza, vindo daí os objetos que ele mais aprecia, o pilão e a gamela; o pilão de SÀNGÓ deve ter duas bocas, que representam a livre passagem entre os mundos, sendo SÀNGÓ um ancestral (Egungun). Da natureza, ele conseguiu profundos conhecimentos e poderes de feitiçaria, que somente eram usados quando necessário. Tem também uma forte ligação com o orísá Osumaré, considerado por ele como seu fiel escudeiro.
SÀNGÓ é cultuado no Brasil, sob 12 (doze) qualidades. Vale salientar, que muitos seguem cegamente as ditas qualidades de SÀNGÓ da Bahia, e não é bem assim, pois outrás NAÇÕES NO BRASIL quê teem outras qualidades deste orisá segundo os itãs de suas própias nações, por exemplo, AYRÁ, aganjú ybejí, kamuká, ogodô mailô , sogbô, AYRÁ é um outro Orisá que não se dá com SÀNGÓ e não uma qualidade de SÀNGÓ. Reza a lenda que Ayra era muito próximo de SÀNGÓ, e quando OSALÁ, em visita ao reino de SÀNGÓ, foi erroneamente confundido com um ladrão, teve suas pernas quebradas e foi preso. Uma vez SÀNGÓ percebendo o engano, mandou que o tirassem da prisão, o limpassem e dessem a ele vestimentas condizentes com a grandiosidade de OSALÁ, porém OSALÁ estava viajando e teria ainda outros lugares para ir. Por ser muito velho e agora com as pernas tendo sido quebradas, a locomoção havia sido afetada, fazendo que OSALÁ andasse curvado e muito vagarosamente. SÀNGÓ então mandou que Ayrá levasse OSALÁ nas costas até a próxima cidade. Ayrá, percebendo ali a sua grande oportunidade, durante o caminho se voltou contra SÀNGÓ, falando a OSALÁ que SÀNGÓ sabia que ele estava preso, acabando por ganhar a confiança de OSALÁ, que o tomou para si; razão pela qual Ayrá usa branco, mas nao é um (fum-fum = BRANCO). SÀNGÓ que não suporta traições se irritou com a atitude de Ayrá cortando relações com ele, desde então eles jamais devem ser cultuados juntos ou mantidos na mesma casa.
Claro quê isto vai de cada nação e se a nação cultua o ORISÁ AYRÁ como uma qualidade de SÀNGÓ.
ÁFRICA E BRASIL
Como personagem histórico, SÀNGÓ  teria sido o terceiro Aláàfìn Òyó, "Rei de Oyo", filho de Oranian e Torosi, a filha de Elempê, rei dos tapás, aquele que havia firmado uma aliança com Oranian.
SÀNGÓ, no seu aspecto divino, permanece filho de Oranian, divinizado porém, tendo Yemanjá como mãe e três divindades como esposas: Oyá, Osun e Obá.
SÀNGÓ orisá dos raios, trovões, grandes cargas elétricas e do fogo. É viril e atrevido, violento e justiceiro; castiga os mentirosos, os ladrões e os malfeitores. Por esse motivo, a morte pelo raio é considerada infamante. Da mesma forma, uma casa atingida por um raio é uma casa marcada pela cólera de SÀNGÓ.
NAS NAÇÕES AFRO CULTUADAS NO RIO GRANDE DO SUL
  • Sacerdote de SÀNGÓ - Magba
  • Sacerdotisa de SÀNGÓ - Iya Magba
  • TAMBOR de SÀNGÓ – ÌLÚ, batá
  • Toque favorito - Alujá
  • Fruto favorito – Orogbo
  • Fruta favorita- banana
  • Bichos - Akikó, Agutan= carneiro, pombos, angóla , pavão
  • Faisão e outros.
  • Comidas - Amalá, carneiro,  Gosta de Orobô, mas recusa Obi (noz de cola), ao contrário dos demais Orisás.
  • Danças: Alujá e  balançá, NO SÍRÊ de SÀNGÓ. São vários toques que falam de suas conquistas, seus feitos, suas mulheres e seu poder e domínio como Orisá.
  • Cores – vermelho e branco
  • Numeros – 3, 6, 12, 24
  • Dia da semana – terça feira
  • ELEMENTOS – Cobre, Fogo, Vulcões, Tempestades, Sol, Trovões, Terremotos, Raios, criador do Culto de Egungun, senhor dos mortos, desertos e formações rochósas.
  • Elemento Livro - os livros representam SÀNGÓ porque este orisá está ligado as questões da razão, do conhecimento e do intelecto. Bem como a Justiça e o Direito.
  • Ferramentas: Osê, machado duplo de dois cortes laterais feito e esculpido em madeira ou metal ou pédra ou cobre. A BALANÇA DA JUSTIÇA E O SÊREN = espécie de chocalho usado por  SÀNGÓ.
  • Pedra: Meteorito.
  •  Animais associados a SÀNGÓ: Falcão, Águia, Carneiro e Leão.
  • Domínios - Poder Estatal, Questões Jurídicas, Pedreiras, JUSTIÇA E LITERATURA,
  • A ESCRITA DE MÓDO GERAL.
  • SAUDAÇÕES – Kawó Kabiyèsílé !!! = Venham ver o rei descer sobre a térra.
  • Kawó Kábiyèi  !!!  venham ver admirar o rei !!!
  • SÀNGÓ DÉ !!!  SÀNGÓ DÉ !!!  = SÀNGÓ está chegando !!!
  • OSÉ DE SÀNGÓ
  • Foi ele quem criou o culto de Egungun, sendo ele o único Orisá que exerce poder sobre os mortos. SÀNGÓ usa as vezes a roupa da morte, por este motivo não deve faltar nos Egbòs de Ikù e Egun, o vermelho que lhe pertence. Ao se manifestar nos SÌRÊS  (EM CASOS RAROS), não deve faltar em sua vestimenta uma espécie de saióte, com cores variadas e fortes, que representam as vestes dos Eguns.
NO RIO GRANDE DO SUL, SÀNGÓ É CONSRDERADO O REI DA NAÇÃO DE KABINDA.

ITÃ = ITAN = HISTÓRIA DOS ORISÁS
SÀNGÓ criador de Culto a Egungun
SÀNGÓ é o fundador do culto aos Eguns, somente ele tem o poder de controlá-los, como diz um trecho de um Itã:
"Em um dia muito importante, em que os homens estavam prestando culto aos ancestrais, com SÀNGÓ a frente, as Iyámi Ajé fizeram roupas iguais as de Egungun, vestiram-na e tentaram assustar os homens que participavam do culto, todos correram mas SÀNGÓ não o fez, ficou e as enfrentou desafiando os supostos espíritos. As Iyámis ficaram furiosas com SÀNGÓ e juraram vingança, em um certo momento em que SÀNGÓ estava distraído atendendo seus súditos, sua filha brincava alegremente, subiu em um pé de Obi, e foi aí que as Iyámis Ajé atacaram, derrubaram a Adubaiyani filha SÀNGÓ que ele mais adorava. SÀNGÓ ficou desesperado, não conseguia mais governar seu reino que até então era muito próspero, foi até Orunmilá, que lhe disse que Iyami é quem havia matado sua filha, SÀNGÓ quiz saber o que poderia fazer para ver sua filha só mais uma vez, e Orunmilá lhe disse para fazer oferendas ao Orisá Iku (Oniborun), o guardião da entrada do mundo dos mortos, assim SÀNGÓ fez, seguindo a risca os preceitos de Orunmilá.
SÀNGÓ conseguiu rever sua filha e pegou para sí o controle absoluto dos mistérios de Egungun (ancestrais), estando agora sob domínio dos homens este culto e as vestimentas dos Eguns, e se tornando estritamente proibida a participação de mulheres neste culto, caso essa regra seja desrespeitada provocará a ira de Olorun *DEUS*.  SÀNGÓ , Iku e dos próprios Eguns, este foi o preço que as mulheres tiveram que pagar pela maldade de suas ancestrais."
ITÃS DE SÀNGÓ
SÀNGÓ, quando viveu aqui na Terra, era um grande Obá (rei), muito temido e respeitado. Gostava de exibir sua bela figura, pois era um homem muito vaidoso.
Conquistou, ao longo de sua vida, muitas esposas, que disputavam um lugar em seu coração.
Além disso, adorava mostrar seus poderes de feiticeiro, sempre experimentando sua força.
Em certa ocasião, SÀNGÓ estava no alto de uma montanha, testando seus poderes. Em altos brados, evocava os raios, desafiando essas forças poderosas. Sua voz era o próprio trovão, provocando um barulho ensurdecedor. Ninguém conseguia entender o que SÀNGÓ pretendia com essa atitude, ficando ali por muito tempo, impaciente por não obter resposta. De repente, o céu se iluminou e os raios começaram a aparecer. As pessoas ficaram impressionadas com a beleza daquele fenômeno, mas, ao mesmo tempo, estavam apavoradas, pois nunca tinham visto nada parecido.SÀNGÓ, orgulhoso de seu extremo poder, ficou extasiado com o acontecimento. Não parava de proferir palavras de ordem, querendo que o espetáculo continuasse. Era realmente algo impressionante!
Foi, então, que, do alto de sua vaidade, viu a situação fugir ao seu controle. Tentou voltar atrás, implorando aos céus que os raios, que cortavam a Terra como poderosas lanças, desaparecessem. Mas era impossível – a natureza havia sido desafiada, desencadeando forças incontroláveis!
SÀNGÓ correu para sua aldeia, assustado com a destruição que provocara. Quando chegou perto do palácio, viu o erro que cometera.
A destruição era total e, para piorar a situação, todos os seus descendentes haviam morrido. Ao ver que o rei estava muito perturbado, seu próprio povo tentou consolá-lo com a promessa de reconstruir a cidade, fazendo tudo voltar ao que era antes. SÀNGÓ, sem dar ouvidos a ninguém, foi embora da cidade.
Ele não suportou tanta dor e injustiça, retirando-se para um lugar afastado, para acabar com sua vida. O rei enforcou-se numa gameleira.
Oyá, quando soube da morte de seu marido, chorou copiosamente, formando o rio Niger. Ela, que tinha conhecimento do reino dos eguns, foi até lá para trazer seu companheiro da morte, que veio envolto em panos brancos e com o rosto coberto por uma máscara de madeira, pois não podia ser reconhecido por Ikú, o Senhor da Morte.
SÀNGÓ ressurge dos mortos, tornando-se um ORISÁ. E foi assim que surgiu uma nova forma, ou qualidade, desse orixá, a qual chamamos Airá. Essa variação da essência de SÀNGÓ adotou, além do vermelho, a cor branca.
OUTRO ITÃ DE SÀNGÓ
Outra lenda nos dá conta que SÀNGÓ, com sua irresistível aparência, atraía muitas mulheres. Era muito vistoso, com seus cabelos trançados e os enfeites de cobre em seu corpo. Possuía muitas esposas, como Obá e Osun.
Osun era a mais bela esposa de SÀNGÓ, muito mais vaidosa do que ele, dispensando grande parte de seu tempo para enfeitar-se e, assim, poder agradar seu amado.
SÀNGÓ apreciava muito sua companhia e o esforço que fazia para fazê-lo feliz.
Obá não tinha o mesmo tratamento, por isso, sentia-se rejeitada. Ela era muito possessiva em seus relacionamentos e não suportava mais essa situação.
Osun havia percebido que Obá a invejava e queria roubar-lhe o companheiro. Muito faceira e com ares de superioridade, começou a contar vantagens para a rival, que fingia não se importar. Dizia que SÀNGÓ adorava um certo quitute preparado com um ingrediente muito especial: um pedaço de orelha.
Obá acreditou nela, pois, naquele momento, Osun estava com um Tosi = (trunfá) amarrado na cabeça. Embora parecesse estranho, devia ser tudo verdade, pois SÀNGÓ estava enfeitiçado por Osun.
Juntando muita coragem e determinação, Obá cortou fora sua orelha para preparar o tal prato.
SÀNGÓ chegou bem na hora e viu o sangue que escorria da cabeça de Obá. Preocupado, quis saber o que havia acontecido com ela. Quando soube do acontecido, ficou enfurecido com Obá, por pensar em oferecer-lhe uma comida tão esquisita!
Percebendo a mentira de Osun, saiu furiosa à sua procura para ajustarem contas.SÀNGÓ separou as duas rivais, que se transformaram em rios. Obá foi embora desse reinado e nunca mais voltou.

OUTRO ITÃ DE SÀNGÓ
SÀNGÓ era rei de Oyó , terra de seu pai. Sua mãe era da cidade de Empê, no território de tapa, por isso não era considerado filho legítimo da cidade. A cada comentário maldoso, SÀNGÓ cuspia fogo e soltava faíscas pelo nariz. Andava pelas ruas da cidade com seu Osé, um machado de dois lados, que tornava cada vez mais forte e astuto, onde havia um roubo, o rei era chamado e, com seu olhar certeiro, encontrava o ladrão onde quer que estivesse. Para continuar seu reinado, SÀNGÓ defendia com bravura sua cidade; chegou até a destronar seu próprio irmão, Dadá, de uma cidade vizinha para ampliar seu reino. Com o prestígio conquistado, SÀNGÓ ergueu um palácio com cem colunas de bronze, no alto da cidade de Kossô , para viver com suas três esposas: Oyá , Osun e Obá Para prosseguir com suas conquistas, SÀNGÓ pediu ao Babalaô de Oyó um feitiço para aumentar seus poderes; este lhe entregou uma caixinha de bronze, recomendando que só fosse aberta em caso de extrema necessidade de defesa. Curioso, SÀNGÓ contou a Oyá o ocorrido e ambos, não se contendo, abriram a caixa antes do tempo. Imediatamente começou a relampejar e trovejar; os raios destruíram o palácio e a cidade, matando toda a população. Não suportando tanta tristeza, SÀNGÓ afundou terra adentro, retornando ao Orun.
As Qualidades de SÀNGÓ
As qualidades de SÀNGÓ são estas: OBÁS = (REIS)
  • OBÁ SÀNGÓ AGANJÚ= também demonstrando seu poder e riqueza como também seu lado de gostar de ficar só muitas vezes. Aganju representa tudo que é explosivo, que não tem controle, ele é a personificação dos Vulcões.
  • OBÁ SÀNGÓ AGANJÚ YBEJÍ = Quando seu acentamento é feito ao lado de seus filhos orisás YBEJÍ os quais teve com sua esposa  a ORISÁ OYÀ = (YNHANÇÃ).
  • OBÁ SÀNGÓ OGODÔ = Muito falado também, Ogodô É o verbo bocejar. Então, quando está trovejando, o que se diz é que SÀNGÓ está bocejando. Dai SÀNGÓ Ogodô, é apenas um título de SÀNGÓ.
  • OBÁ SÀNGÓ OGODÔ MAILÔ.
  • OBÁ SÀNGÓ KAMUKÁ = SÀNGÓ de grande importancia dentro da nação de KABINDA POIS FOI O FILHO DESTE ORISÁ O RESPONSAVEL POR TRAZER ESTÁ NAÇÃO PARA O BRASIL ESPECIFICAMENTE PARA O RIO GRANDE DO SUL.
  • Obá  SÀNGÓ  Kosso - Título que SÀNGÓ recebe ao fundar a cidade de Kossô nos arredores de OYÓ, tornando-se seu Rei. Título dado também a Aganju, irmão gêmeo de SÀNGÓ quando de sua chegada em OYÓ foi aclamado como o Rei Não se Enforcou, Obá Kô Sô.
  • Obá  SÀNGÓ  Lubê - Título de SÀNGÓ que faz referência a todo o seu poder e riqueza, pode ser traduzido como Senhor Abastado.
  • Obá SÀNGÓ  Irù ou Barù - Título dado a SÀNGÓ logo após chegar ao apogeu do império, quando cria o culto de Egungun, é aclamado como a forma humana do Deus primordial Jakutá sobre a terra,senhor dos raios, tempestades, do Sol e do fogo em todas as suas formas. Ele acaba por destruir a capital do Reino numa crise de cólera e depois arrependido, se suicida , adentrando na terra.
  • Obá SÀNGÓ  Ajakà - Também intitulado Bayaniym," O pai me escolheu ", que faz referência a ele por ser o filho mais velho de Oraniã, e ter por direito que assumir o trono, irmão mais velho de SÀNGÓ.
  • Obá Orungã - Filho de Aganju Solá e Yemanjá, Orungan é dono da atmosfera é o ar que respiramos, dono da camada que protege a Terra. Ver mais abaixo.
  • Jakutà ou Djakutà - Jakutá, é a representação da justiça e da ira de Olorun, míticamente SÀNGÓ foi iniciado para este Orisá sendo considerado como a forma divina primordial do mesmo. Ele foi enviado em sua forma divina por Olorun para estabelecer a ordem e submeter Oduduá e Osalá aos planos da criação durante um momento de conflito entre as divindades. É o próprio SÀNGÓ.
  • Obá Arainã - Oroinã e Oraniã - Personificação do fogo, o magma do centro da terra é o pai de SÀNGÓ e de Aganju em sua forma humana.
  • OBÁ Olookê - Orisá dono das montanha, em algumas lendas é um dos filho de Oraniã, foi casado com Yemanjá. ARQUÉTIPO DOS FILHOS DE SÀNGÓ
SÀNGÓ o ORISÁ da Justiça, Senhor das pedreiras, exerce uma influência muito forte em seus filhos.  Todos os Orisás, evidentemente, são justos, e transmitem este sentimento aos seus filhos.

Entretanto, em
SÀNGÓ, a Justiça deixa de ser uma virtude, para passar uma obsessão, o que faz de seu filho um sofredor, principalmente porque o parâmetro da Justiça é o seu julgamento, e não o da Justiça Divina, quase sempre diferente do nosso, muito terra.  Esta análise é muito importante.
O filho de
SÀNGÓ apresenta um tipo firme, enérgico, seguro e absolutamente austéro.  Sua fisionomia, mesmo a jovem, apresenta uma velhice precoce,
sem lhe tirar, em absoluto, a beleza ou a alegria.

Tem comportamento medido.  É incapaz de dar um passo maior que a perna e todas as suas atitudes e resoluções baseiam-se na segurança e chão firme que gosta de pisar.  É tímido no contato mas assume facilmente o poder do mando.

É eterno conselheiro, e não gosta de ser contrariado, podendo facilmente sair da serenidade para a violência, mas tudo medido,(nem sempre)
calculado e esquematizado (as vezes calculista).  Acalma-se com a mesma facilidade quando sua opinião é aceita.  Não guarda rancor.  A discrição faz de seus vestuários um modelo tradicional.

Quando o filho de
SÀNGÓ consegue equilibrar o seu senso de Justiça, transferindo o seu próprio julgamento para o Julgamento Divino, cuja sentença não nos é permitido conhecer, torna-se uma pessoa admirável. 

O medo de cometer injustiças muitas vezes retarda suas decisões, o que, ao contrário de lhe prejudicar, só lhe traz benefícios.

O grande defeito dele é julgar os outros e guardar tudo o quê escuta para usar em ocasiões quê lhe conveem e em alguns casos torna-se até um pouco léva e tráz,  Se aprender a dominar estás características, torna-se um legítimo representante do Homem Velho, Senhor da Justiça, Rei da Pedreira.  Por falar em pedreira, adora colecionar pedras.
OBSERVAÇÕES PESSOAIS
1.   SÀNGÓ é o Orisá da Justiça e seu campo preferencial de atuação é a razão, despertando nos seres o senso de equilíbrio e eqüidade =( Disposição para se reconhecer imparcialmente o direito de cada um) , já que só conscientizando e despertando para os reais valores da vida a evolução se processa num fluir contínuo, póde-se dizer quê SÀNGÓ é a representação etérea do trono no sentido de poder valor e justiça, SÀNGÓ é também a força desmedida óra da cólera e da irá óra da força do poder quê póde levar o ser humano à um caminho melhor, SÀNGÓ é o discernimento o entendimento do quê é de legitimo valor para os seres humanos más também do quê é belo aos olhos dos ORISÁS  e do próprio *OLODUMARÊ* = *DEUS*  PORTANTO PODEMOS DIZER QUÊ: SÀNGÓ É A BRISA CALMA E QUENTE EM MEIO À TEMPESTADE, É O VALOR DO TODO QUÊ NOS COMPLÉTA E NOS UNE, É A SUPLANTAÇÃO DE TUDO O QUÊ NOS REGE EM TERMOS DE JUUSTIÇA E LEIS, É A FORÇA EMERGENCIAL QUÊ PERMEIA E RÉGE NÓSSAS ALMAS.
ESPÉRO QUÊ MEUS IRMÃOS DE FÉ TENHÃO GOSTADO DE MINHAS EXPLANAÇÕES QUE FORÃO AS MAIS FIÉIS POSSIVEIS ÁS HISTÓRIAS AFRICANAS E QUANTO A NÓSSAS RELIGIÕES AFRICANAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.  
Kawó Kabiyèsílé !!! OBÁ MÍ SÀNGÓ
Kawó Kábiyèi  !!! OBÁ MÍ SÀNGÓ
*BÁBÁÒLÒÒRÌSÁ OBÁ OMÍ D’ YEMANJJÁ*

Nenhum comentário:

Postar um comentário